quando chefs adotam uma escola 3

Quando chefs adotam uma escola

Um estudo* publicado na revista científica Appetite revela que uma simples e generosa iniciativa pode promover interessantes resultados para a alimentação de crianças.

O programa Chefs Adopt a School da Royal Academy of Culinary Arts, na Grã-Bretanha, é uma intervenção em que chefs de cozinha de restaurantes próximos a escolas se voluntariam para participar de 3 sessões com as crianças com o objetivo de aumentar suas habilidades na cozinha, estimular o consumo de uma alimentação variada e saudável e promover noções de higiene. As atividades incluem teoria, mas garantem que todas as crianças realmente coloquem a mão na massa e se envolvam com a preparação e degustação de pratos cheios de cor e sabor.

No artigo publicado, foram avaliadas 4 escolas onde houve a intervenção e 4 onde os cozinheiros ainda não haviam estado. Os resultados após as atividades são notórios, as crianças relataram:
• Aumento das habilidades e confiança para cozinhar
• Aumento do consumo de verduras e legumes

Os autores da pesquisa comentam que além desses resultados, as crianças relataram terem gostado muito das atividades, especialmente por elas terem sido conduzidas por chefs de cozinha e não pelos seus professores. Segundo os pesquisadores, provavelmente o status e a fama adquiridos por muitos chefs de cozinha podem ter contribuido para inspirar ainda mais as crianças.

Embora as mudanças relatadas pelas crianças tenham sido verificadas somente após a intervenção (e não num longo prazo) e provavelmente não tenham sido suficientes para melhorar radicalmente o hábito de cozinhar e o consumo de hortaliças, é possível concluir que investir em atividades como esta tem um potencial gigantesco. Podemos mesmo dizer que cozinheiros e chefs de cozinha podem exercer um trabalho ainda mais maravilhoso. Além de alegrar nosso paladar com suas delícias, podem ser agentes de transformação para que as crianças aprendam a cozinhar e a gostar de alimentos que fazem bem à nossa saúde.

* M. Caraher et al. When chefs adopt a school? An evaluation of cooking intervention in English Primary schools. 2013. Appetite 62: 50–59