Cozinhar para quê?

Receitas saudáveis e gostosas que levam frutas, verduras e legumes

Cozinhar para comer bem

As pessoas que sabem cozinhar tem mais autonomia para escolher quais alimentos e ingredientes irão consumir, fazendo escolhas mais conscientes e saudáveis.

O interesse da criança pela cozinha é uma grande oportunidade para estimular o consumo de alimentos que compõem uma alimentação saudável e variada. O contato espontâneo com os alimentos ajuda as crianças se a familiarizar com eles e passar a aceitá-los. Para cozinhar é preciso selecionar, tocar, sentir, cheirar, cortar, amassar e também provar o que se está preparando.

DESENVOLVER, EXERCITAR E PARTILHAR HABILIDADES CULINÁRIAS faz parte dos 10 passos para uma alimentação saudável, determinado pelo novo Guia Alimentar para a População Brasileira.

 

menino-cortando-frutas

Cozinhar para se divertir

Quebrar um ovo e separar a clara da gema; ver a clara transparente se tornar uma linda nuvem branca ao batê-la na batedeira; bater banana congelada com leite e fazer um milk shake; colocar a mão na massa e modelar pãezinhos ou biscoitos no formato que quiser…

COZINHAR é uma divertida atividade de TRANSFORMAÇÃO de alimentos em novas preparações. COZINHAR é DESCOBRIR PROCESSOS SECRETOS! Os ingredientes vendidos nas feiras e nos mercados se transformam nas delícias que podem ser encontradas na padaria, na sorveteria, nas festas, nos restaurantes e….. também em casa! Cozinhar com as crianças é um prazeroso momento para pais e filhos se divertirem juntos. Cozinhar em família é uma experiência de troca cujo produto final é um delicioso resultado feito pelas mãos de todos.

 

criancas-preparando-e-experimentando-comida

Cozinhar para se deliciar

O doce o salgado, o azedo…. até o amargo pode ser delicioso. Se misturar tudo, a surpresa pode ser ainda mais prazerosa. Sem falar no crocante, no macio… e o contraste entre os dois, então?! É maravilhosa a variedade de sabores, aromas e texturas que a comida pode proporcionar. Uma comida deliciosa pode transformar nosso ânimo, encher nossa boca de prazer e nosso dia de alegria!

Adorar o sabor de um alimento é de longe a principal razão para escolhermos comê-lo. E o melhor: gostar de um alimento e passar a apreciá-lo é algo que pode ser aprendido. Cozinhar é uma ótima maneira de estimular a preferência pelos diferentes alimentos e preparações.

 

malu-ensinando-culinaria-para-criancas

Cozinhar para aprender

Diferentes receitas podem sair do livro de culinária e se tornar um belo prato para aprofundar conteúdos curriculares e tornar mais interessantes temas abordados em sala de aula.

A partir de um prato típico, feito com ingredientes específicos, é possível conhecer um pouco de um lugar, do clima, da religião e da gente que vive lá. Uma boa receita é um prato cheio para estudar geografia, história, sociologia e até matemática, física e química.

A escola também tem o papel de formar as crianças quanto à cidadania, higiene e saúde alimentar. Cozinhar com elas é uma maneira natural de propiciar essas aprendizagens.